Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SESAP DISCUTE METAS PARA A COPA DE 2014

 
 
Por Assessoria Sesap
Traçar um plano para as ações de saúde visando a realização da Copa do Mundo de 2014 com base na auto avaliação de um diagnóstico situacional. Este foi o objetivo da reunião coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encerrada na tarde desta quinta-feira (10), no auditório da Sesap, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, do Secretário Municipal de Saúde, Cipriano Maia, do consultor técnico do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, e do diretor geral da FIFA no RN, Erland Mota, entre outras autoridades.

A integração da saúde com os diversos setores do estado foi um dos pontos defendidos pela Sesap para garantir um serviço de qualidade, de forma resolutiva durante a realização de grandes eventos. Nestes dois dias, cerca de 30 instituições estiveram reunidas para apontar as principais fragilidades da capital e do estado para realização de eventos de massa. Em face disso, o Ministério da Saúde apresentou questionário com cerca de 10 itens para servir como ferramenta de avaliação e referenciar a elaboração de um planejamento operativo com a descrição das metas a serem cumpridas para garantir melhorias na área. A avaliação foi baseada em critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como em normatizações de eventos de massa. O conteúdo do questionário incluiu dados sobre vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e em saúde do trabalhador, emergências de Saúde Pública, laboratórios e promoção e atenção à saúde.

De acordo com o Secretário da Sesap, Luiz Roberto Fonseca, o resultado da oficina foi muito positivo e definiu as prioridades a serem trabalhadas pelos entes envolvidos para a melhoria dos serviços de saúde pública no estado. Entre os pontos avaliados no diagnóstico com necessidade de melhorias estão as ações relativas à segurança e saúde do trabalhador, por outro lado, o relatório apresentou dados positivos do Rio Grande do Norte, na área de urgência e emergência, quando equiparado as demais sedes da copa do mundo.

 "Reconhecemos que existem pontos frágeis e outros mais evoluídos, mas nada que nos deixe inseguros de que com as medidas de gestão que estamos tomando, como os investimentos em leitos de retaguarda, abertura de novos leitos de terapia intensiva e das Unidades de Pronto Atendimento, criação de um planejamento estratégico entre os Serviços Móveis de Urgência (Samu), entre outros, todos os pré requisitos do Ministério da Saúde serão atendidos", enfatizou Luiz Roberto que concluiu dizendo: "Vamos nos empenhar para que as melhorias na saúde pública fiquem como um legado para a população, propiciando benefícios permanentes do ponto de vista assistencial e da prevenção e não somente para a Copa".

Estiveram presentes na reunião representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Secopa, Defesa Civil, Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu 192 RN, Caern, Secretaria de Saúde de Natal, entre outros, totalizando em torno de 70 participantes. 
Fonte: http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário