Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

PF deflagra operação para cumprir 20 mandados de prisão contra tráfico

Operação 'Touro Branco' foi deflagrada em MT e outros quatro estados.
PF visa desarticular tráfico internacional de drogas entre Brasil e Bolívia.

Denise Soares Do G1 MT
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15) uma operação contra o tráfico internacional de drogas nos estados de Mato Grosso, Goiás,  Rio Grande do Norte, Pará e São Paulo. De acordo com a PF, a operação cumpre 17 mandados de prisão preventiva, 3 de prisão temporária e 20 de busca apreensão. Ao G1,  a PF informou que 11 pessoas já foram presas, porém, a polícia não adiantou onde os mandados foram cumpridos.
Dos mandados de prisão, 13 são em Mato Grosso e sete nos outros quatro estados. As investigações, que deram origem à Operação batizada de Touro Branco, iniciaram há um ano e meio, quando a PF identificou o transporte de droga na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia através de aeronaves de pequeno porte.
Os traficantes escondiam grandes quantidades de entorpecente em regiões de áreas rurais e fazendas, até que um transporte fosse disponibilizado para levar a droga aos consumidores de Mato Grosso e outros estados. Em Mato Grosso, os mandados são cumpridos em  Cuiabá, Cáceres, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Sapezal, Colíder, Sinop, Sapezal e Rondonópolis. Os demais em Luziânia (GO), Apodi (RN), Santarém, Paragominas, Belém, ambas cidades no Pará, e em São Paulo e Lavínia, interior de São Paulo.
Além do cumprimento dos mandados, a Justiça de Cáceres, onde as investigações começaram, determinou o bloqueio de bens e valores de propriedade dos investigados. A operação recebeu esse nome por causa de traficantes que utilizavam várias vezes o termo 'touro branco' durante as negociações envolvendo o tráfico de entorpecentes, tentando simular a compra e venda de gado na tenativa de despistar a polícia em eventuais interceptações telefônicas.
Até as 7h30 [horário de Mato Grosso], a PF informou que 11 mandados já haviam sido cumpridos, sendo que dois deles já estavam detidos. Um na cadeia pública de Cáceres e outro em Rondonópolis.
Em março de 2012, foram apreendidos 400 quilos de cocaína na BR-364, perto de Rondonópolis. A droga estava escondida em um caminhão que transportava carga de caroço de algodão, em direção a Sapezal. Na ocasião, o motorista foi preso. Desde então, o caso começou a ser investigado e a polícia descobriu a existência do esquema criminoso.
Fonte:G1.Globo.com/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário