Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EMPREGADOS DOS CORREIOS ACEITAM REAJUSTE DE 8% E TERMINAM GREVE

A decisão foi tomada após assembleias de ontem (9) à noite nos estados onde ainda havia paralisação de trabalhadores.

Pedro Peduzzi, Agência Brasil,
Os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) confirmaram hoje (10) o fim da greve, iniciada em meados de setembro. A decisão foi tomada após assembleias de ontem (9) à noite nos estados onde ainda havia paralisação de trabalhadores. De acordo com os Correios, serão necessários seis dias úteis para normalizar todos os serviços prestados pela empresa.
“Todos os sindicatos voltaram ao trabalho. Alguns, no entanto, decidiram manter o estado de greve [sem paralisação das atividades], caso dos sindicatos de Campinas, do Ceará e de algumas outras localidades. O que ainda preocupa é a possibilidade de alguns gestores fazerem retaliações a colegas que haviam aderido ao movimento”, disse à Agência Brasil o diretor da Fentect, James Magalhães.

Nas assembleias, os trabalhadores da estatal acataram a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio da categoria: reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios. De acordo com o sindicalista, não haverá descontos dos dias parados, mas sim compensação das horas não trabalhadas. No máximo, duas horas por dia pelo período até 180 dias, destacou Magalhães.
“Essa compensação será feita apenas em dias úteis, pelos servidores que não registraram ponto eletrônico durante o período de greve”, disse. A greve dos Correios começou em 12 de setembro para alguns sindicatos, e no dia 17 para outros.

Na avaliação da Fentect, em âmbito geral, a finalização do processo não foi a ideal. “Mas foi boa, principalmente no que se refere à manutenção do plano de saúde nos moldes atuais, que continuará tendo como gestora a própria empresa. Ficamos insatisfeitos com o reajuste dos benefícios, que ficou em 6,27%. Achamos que ele poderia ser o mesmo dos salários [8%]”, acrescentou.

Outra crítica da entidade foi a dificuldade de diálogo com a estatal. “A empresa não dava ouvidos às reivindicações durante as reuniões. Não basta sentar à mesa. Tem de ouvir o que foi proposto e demonstrar interesse”, disse. De acordo com os Correios, a dificuldade de diálogo teve influência do valor da proposta inicial, que causaria um impacto de R$ 31,4 bilhões na folha da empresa. “Tentamos negociar a todo momento. Prova disso é que o próprio TST decidiu julgar o dissídio por 'resistência da Fentect em negociar'”, informou a assessoria da estatal.

Sobre o plano de saúde, os Correios informam que nunca houve qualquer possibilidade de terceirização do serviço, que só pode ter alterações depois da aprovação do conselho formado por representantes da empresa e dos trabalhadores.

A Fentect tem a esperança de que os Correios acatem alguns pontos das reivindicações não citados pelo TST. É o caso da entrega de correspondências no período da manhã em todo o país, “e não em apenas em algumas localidades pontuais”, e a melhoria da segurança nas agências, “por causa dos assaltos frequentes a agências em Alagoas, no Maranhão, na Paraíba, no Ceará e no interior de diversos estados”.
Segundo os Correios, os estados onde ocorre entrega matutina são: Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ainda este mês de outubro a entrega matutina será estendida para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Com relação a investimentos em segurança, a previsão é que este ano sejam investidos cerca de R$ 109 milhões no setor.
Fonte:nominuto.com

COM 190 MIL ANIMAIS A MENOS, RN TEM A 3ª MAIOR REDUÇÃO DO PAÍS, DIZ IBGE

pesquisa Produção da Pecuária Municipal foi divulgada nesta quinta (10).
Quedas também se estenderam às demais categorias da pecuária.

Do G1 RN
Com a morte do gado, produção de leite diminui no interior do RN (Foto: Rafael Barbosa/G1)Rebanho bovino do RN acumulou perda de 189.586 animais em 2012 (Foto: Rafael Barbosa/G1)
O rebanho bovino do Rio Grande do Norte acumulou uma perda de 189.586 animais no ano passado. Com 18,1% de queda, o estado amargou o terceiro pior resultado do país na pesquisa Produção da Pecuária Municipal, divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quedas também se estenderam às demais categorias de animais da pecuária potiguar.

No Brasil, o rebanho bovino do RN só não teve perda maior do que os estados da Paraíba e Pernambuco, que tiveram quedas de 28,6% e 24,2%. A pesquisa mostra o estado com 858.211 bovinos, o menor rebanho de todo o Nordeste.

O resultado foi similar na produção de leite, na qual o RN acumulou perda de 18,6%, atrás mais uma vez Paraíba e Pernambuco, que ficaram com as maiores reduções do país. A quantidade de vacas ordenhadas caiu 17,2% e o valor da produção 5,2%.

Além dos bovinos, no grupo de rebanhos de grande porte, o estado teve reduções na quantidade de equinos (1,4%), bubalinos (13,6%), asininos (1,1%) e muares (2%). Nos efetivos de médio porte, o RN também acumulou perdas nas categorias de suínos (10,4%), caprinos (5,6%) e ovinos (4,9%).

No grupo de pequeno porte, novas quedas nas categorias de galos, frangas, frangos e pintos (8,8%) e galinhas (3,4%).

Fonte:g1.globo.com/RN

POSSE DA NOVA PREFEITA DEVERÁ ACONTECER NESTA SEXTA-FEIRA PELA AMANHÃ



A Câmara Municipal de Lajes Pintadas deverá se reunir nesta sexta-feira (11) pela manhã para dar posse de forma interina a presidente como nova prefeita da cidade de Lajes Pintadas, até que uma nova decisão judicial ou que novas eleições sejam realizadas. Os vereadores serão notificados da decisão judicial e convocados para uma reunião extraordinária em 24 horas. A partir da posse da presidente como prefeita, quem assume interinamente a presidência da Câmara e a vereadora Rita de Cássia Rocha do (PMDB), atual vice-presidente.
Fonte:  Tribuna/Lajes Pintadas´RN

NOVO MANTO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ SERÁ APRESENTADO HOJE

Da Redação, com site oficial


Círio de Nazaré 2013
Abertura do Círio de Nazaré 2013 aconteceu nesta quarta-feira, 9, com Missa presidida por Dom Alberto Taveira.
A noite desta quinta-feira, 10, promete ser de muita emoção para os fiéis católicos que aguardam  a apresentação do novo manto de Nossa Senhora de Nazaré. A peça que vestirá a Imagem Peregrina durante as 11 procissões do Círio 2013, será apresentada nesta quinta-feira, ao final de Missa celebrada na Basílica Santuário, às 18h. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, presidirá a celebração.

De acordo com Thânia Vieira, membro da diretoria do Círio 2013, a solenidade de apresentação é um dos momentos mais emocionantes dentro da programação do Círio. A expectativa da diretoria é que os fiéis gostem e, principalmente, entendam a mensagem de evangelização da peça. “O manto tem um significado, um valor que ultrapassa o material, pela simbologia e riqueza da mensagem”, explica Thânia.

Convidado pelo segundo ano consecutivo, o estilista natural de Bragança (PA), Carlos Amilcar, é quem assina o manto do Círio 2013. “Agradeço a Deus a oportunidade, a Dom Alberto Taveira e ao casal coordenador, Tânia e Kleber Vieira, pela confiança. É uma bênção dupla, onde posso criar e ao mesmo tempo colaborar em um dos grandes momentos em homenagem a Maria Santíssima”, declara o estilista.

O manto

De acordo com a organização, o desenho do manto é um trabalho voluntário e o material para confecção da peça é doado por fiéis que se candidatam todos os anos.

O trabalho com o manto de Nossa Senhora de Nazaré foi feito a partir do tema do Círio 2013: “A Igreja em oração, unida a Maria, mãe de Jesus”. Para o estilista Carlos Amilcar, o tema é muito subjetivo e tentar traduzi-lo foi o seu maior desafio. “Não pude pedir ajuda e nem opinião de ninguém, mas não tive dificuldades graças ao meu grande envolvimento com a Igreja. Tenho um envolvimento com o Círio muito profundo, desde sempre. Sou católico praticante e junto com minha família vivo esta fé com muito fervor”.

O estilista explica que todo o processo de confecção do manto levou cinco meses. “Desde que recebi o convite para este ano, passei dois meses pesquisando e estudando o tema, relacionando-o com a Bíblia e a Igreja. Os outros meses foram para a confecção de fato”, explicou Carlos.

Para a apresentação, o estilista adianta que os fiéis poderão conferir um manto com uma leitura muito simples e profunda, que convida à reflexão e à contemplação. Além disso, o trabalho ressaltará os traços da cultura do estado do Pará.
Fonte: Blog da Paróquia de Santa Rita de Cássia

OS MANDATOS DE PREFEITO E VICE DE LAJES PINTADAS FORAM CASSADOS PELO TRE NO ULTIMO DIA 30 DE SETEMBRO



Entenda o Caso:
O TRE-RN cassou nesta segunda-feira 30, os mandatos do prefeito Nivaldo Alves da Silva e vice Raimundo Diogo, de Lajes Pintadas, condenados pela prática de conduta vedada a agentes públicos.

O relator do processo, juiz Carlo Virgílio Paiva, acompanhando o parecer do Ministério Público Eleitoral, entendeu pela manutenção da sentença, que determinava aplicação de multa, em virtude da comprovação de que Nivaldo Alves da Silva utilizou servidores públicos municipais, em horário de expediente, para trabalhar a favor de sua campanha eleitoral.

Abrindo divergência, o desembargador Virgílio Macedo entendeu que, em razão da existência de provas suficientes da indevida e ilícita utilização da mão de obra dos servidores, a cassação do mandato deveria ser aplicada, além da manutenção da multa. Os demais membros da Corte acompanharam o voto divergente.

Desta decisão ainda cabe recurso. No entanto, caso seja ratificada, deverá acontecer nova eleição no município de Lajes Pintadas.
Fonte: A Tribuna/Lajes Pintadas´RN

PREFEITURA DE SANTA CRUZ DEFINE DATAS PARA AS FINAIS DA COPA TOMBA FARIAS

foto IberezãoDepois de quase três meses de disputas, a Copa Deputado Tomba Farias de Futebol chega a sua reta final. A Prefeitura de Santa Cruz, através da Diretoria Municipal de Esportes, confirmou para sábado (19), a realização das partidas que irão definir os campões das três categorias (Ruralzão, 1ª e 2ª Divisão). No Ruralzão a final será entre São Joaquim x Bom Sucesso. Mundial Fashion x Beira Rio disputarão o título da 2ª Divisão. O título da 1ª Divisão será disputado entre São Cristovão x Maré Mansa. As três partidas serão realizadas no Estadio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). 

Fonte: Blog da prefeitura municipal de Santa Cruz-RN

PREFEITURA DE SANTA CRUZ PROMOVE “FESTA DA CRIANÇA” NO PRÓXIMO SÁBADO (12)



Dia 12 de outubro é o Dia da Criança e a data será comemorada em Santa Cruz com uma intensa programação. Com o tema “Monteiro Lobato que conta e encanta na terra da Santa”, a Prefeitura de Santa Cruz realizará uma tarde de atividades para as crianças santa-cruzenses.   Sábado (12), a programação terá início às 15h30 com a Caminhada das Crianças, saindo do Centro Administrativo "José Josias Bezerra" (Antigo "PETI" da Rua Antonio Henrique de Medeiros) até a Vila de Todos. Na Vila de Todos, a partir das 16h30, haverá a Festa das Crianças com distribuição de picolé, pipoca e algodão doce, brinquedos infláveis, apresentações de mamulengos, circo e danças.

A programação da Festa das Crianças também contará com a realização de oficinas de pintura (faixa etária de 3 a 6 anos), beleza (faixa etária de 3 a 8 anos), leitura (faixa etária de 5 a 12 anos), confecção de bonecas (faixa etária de 7 a 12 anos), brincadeiras (faixa etária de 3 a 12 anos) e saúde bucal (faixa etária de 3 a 12 anos).  Patrocinado pela Prefeitura, o evento é uma forma diferente de se comemorar o Dia da Criança em Santa Cruz, com brincadeiras, mas também com atividades educativas. Todas as crianças do município, sem distinção, poderão participar.
Fonte: Blog do Joseilson