Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

TEXTOS DE AMOR

Nunca diga te amo se não te interessa.
Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem.

Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração.
Nunca olhe nos olhos de alguém se não quiser vê-lo se derramar em lágrimas por causa de ti.

A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo.
Fonte:Pensador uol

FASE FINAL DOS JOGOS ESCOLARES DO RN 2013 (JERNs)



informamos às escolas públicas e particulares com alunos classificados para a fase final dos jerns 2013 que as competições seguirão este cronograma:


futsal masculino

cidade-sede: assu/rn

local da hospedagem dos atletas: ee pres. juscelino kubitschek

local das competições: ginásio da ee pres. juscelino kubitschek 

período das competições: 12 a 17 de outubro de 2013


futsal feminino

cidade-sede: parnamirim/rn

local da hospedagem dos atletas: ee santos dumont

local das competições: ginásio emaús 

período das competições: 15 a 21 de outubro de 2013


demais modalidades

cidade-sede: natal/rn

local das competições: campus da ufrn 

período das competições: 11 a 21 de outubro de 2013 (a partir das 9h)
Fonte:Blog do Josielson 

PASSE LIVRE É APROVADO EM NATAL E SEGUE PARA APRECIAÇÃO DO PREFEITO

Matéria segue para apreciação do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).
Projeto garante transporte sem custos para estudantes da capital potiguar.

Do G1 RN
O que prevê
a Lei do Passe Livre
O projeto da lei do Passe Livre institui a gratuidade para estudantes nos serviços de transporte público coletivo, permitidos ou concedidos pelo Município de Natal.

Se aprovado, terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino de caráter público e privado do ensino infantil, fundamental, médio e superior e em cursos profissionalizantes, técnicos e preparatórios – mediante apresentação de carteira estudantil emitida pela Prefeitura de Natal ou através de documentação de identidade e comprovante de matrícula.

A gratuidade será concedida em todos os dias e horários da semana, sem limite diário de viagens. O projeto é de autoria dos vereadores Amanda Gurgel, do PSTU, Marcos Antônio e Sandro Pimental, ambos do PSOL
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (8), em segunda votação, o projeto de passe livre para os estudantes no transporte público da capital potiguar. A matéria segue para apreciação do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que tem 15 para dizer se veta ou sanciona o projeto. Segundo a assessoria do prefeito, ele só irá se pronunciar após análise da Procuradoria Geral do Município.
O passe livre foi aprovado por unanimidade pelos 28 vereadores presentes na Casa Legislativa. A única ausência foi do vereador Luiz Almir (PV).

A votação foi acompanhada por manifestantes e integrantes de movimentos sociais, que ficaram dentro e fora da Câmara Municipal. Não houve registro de confusão, como aconteceu na última terça-feira (1), quando guardas legislativos e municipais, Polícia Militar, e manifestantes entraram em conflito.

Após a confusão, a mesa diretora da Casa Legislativa se comprometeu a colocar o projeto que institui o passe livre estudantil na ordem do dia da sessão da última quarta-feira (2). A condição era a desocupação das galerias por parte dos manifestantes, o que foi feito no fim do dia.

A matéria foi debatida e aprovada em primeira votação no dia prometido pela mesa diretora para votar o projeto de lei.

Câmara Municipal de Natal está fechada com tapumes (Foto: Murilo Meireles/G1)Manifestantes acompanharam votação na Câmara Municipal de Natal (Foto: Murilo Meireles/G1)
Fonte:g1.globo.com

CDL EMITE NOTA SOBRE GREVE DOS BANCÁRIOS

Além da reclamação oficial da categoria, a CDL pede para que as autoridades fiscalizem e cobrem a lei.

Marília Rocha,
A Câmara dos Dirigentes Lojistas emitiu nesta terça-feira (8) um anota sobre a greve dos bancários. A entidade reclama dos prejuízos para a categoria dos empresários e comerciantes que "não conseguem honrar seus compromissos financeiros, e prejudica também o consumidor, que encontra dificuldade para sacar/depositar quantias, fazendo a economia paralisar por escassez de dinheiro".
Além da reclamação oficial, a CDL pede para que as autoridades fiscalizem e cobrem a lei.
Leia a nota na íntegra:
 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal vem, através desta, tornar pública a preocupação com o prolongamento da greve dos bancários, e cobrar aos bancos que mantenham os serviços mínimos essenciais conforme estabelece a lei de greve, que define a compensação bancária como serviço essencial (depósitos bancários, saques, pagamentos de boletos, compensação de cheques) para que a população, comerciantes e consumidores, não sejam prejudicados com a paralisação da categoria.
A CDL reconhece o valor da greve como instrumento histórico de luta por melhores condições de trabalho, porém, em nome da categoria lojista, faz um apelo para que os serviços mínimos previsto em lei sejam respeitados. Apela também para que as autoridades competentes fiscalizem e cobrem pelo cumprimento da lei.
A situação está prejudicando os empresários que, impossibilitados pela paralisação, não conseguem honrar seus compromissos financeiros, e prejudica também o consumidor, que encontra dificuldade para sacar/depositar quantias, fazendo a economia paralisar por escassez de dinheiro.
Fonte:nominuto.com

A CIDADE DE MOSSORÓ EM 2013 PROPORCIONALMENTE ESTÁ MAIS VIOLENTA QUE 2011



O numero de pessoas mortas de forma violenta “Mortes provocadas” em 2013, em Mossoró já superou numericamente, 2012 e proporcionalmente, 2011, considerado o ano mais violento da historia da cidade.
2011 Foram 185 pessoas mortas: Media aproximada de uma morte a cada dois dias: 185 /365 = 0,506 ou 365/185 = 1,97 dias.
2012 Foram 141 pessoas mortas: Media aproximada de uma pessoa morta a cada dois dias e meio: 365/141 = 0, 38 ou 365/141 = 2,58 dia.
2013 Foram 144 pessoas mortas: Media aproximada de uma pessoa morta a cada dois dias: 180/144 = 0,514 ou 280/141 = 1,94 dia.
Os nossos números correspondem com os do Itep e dos responsáveis pela Segurança Publica do Estado. Apenas a nomenclatura da forma violenta pode divergir:
O Câmera numera de forma crescente todas as mortes provocadas como “Morte Violenta”. A Central de Operações, “Ciosp” da Policia Militar, especifica cada caso, com suas especificidades.
Para cada morte provocada existe um histórico, determinante para as investigações e saber qual delegacia vai investigar o caso:
Na nossa contagem aparecem apenas as pessoas que foram mortas no município de Mossoró. Se uma pessoa for baleada aqui, levado ao hospital e transferido para Natal, o registro da ocorrência é aqui em Mossoró. Se o caso for em Pau dos Ferros, por exemplo e o óbito for aqui, o registro da ocorrência é lá em Pau dos Ferros.
Uma pessoa desaparecida, só é considerada morta pela justiça, depois de dois anos do registro ou se o corpo aparecer. A ocorrência será registrada no município onde for encontrado.
Ex: Lesão corporal seguido de morte/Confronto com a policia/morto em tentativa de assalto/Crime contra mulher/Crime contra criança etc……

FONTE:O CÂMERA

HOMICÍDIO DE N° 22 É REGISTRADO PRÓXIMO A RN 092 QUE LIGA SANTA CRUZ A CIDADE DE JAPI

No inicio da manhã desta terça-feira (08), mais um homicídio foi registrado próximo a Santa Cruz, o fato aconteceu na RN 092 que liga Santa Cruz a cidade de Japi, mais precisamente próximo ao parque de Vaquejada Nilson Lima, a polícia foi acionada e está no local realizando os procedimentos de investigação sobre o caso e isolando o local até a chegada do ITEP. A vítima é conhecido por Batista e trabalhava de mototaxista.









Segundo informações de populares, foram ouvidos alguns disparos por volta da 00:00 (meia noite) desta terça-feira e só agora pela manhã é que foi encontrado o corpo pela polícia militar. Supostamente os disparos foram realizados por uma arma tipo Pistola, mas não é confirmado ainda, pelo o que foi visto o tiro foi efetuado em sua cabeça e parte da massa cefálica está exposta, foi encontrado próximo ao local uma moto de placa OVZ 1766 Santa Cruz que supostamente possa ser da vítima e uma cápsula de bala próximo ao corpo.O motivo do crime e quem praticou é desconhecido, ficará a cargo da Polícia Civil as investigações de mais um crime em nossa cidade.
Fonte:Blog do Joseilson

PITAGORAS

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
Pitagoras
 Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.
Pitagoras
 A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
Pitagoras Fonte:Pensador uol

PROTESTO DE PERMISSIONÁRIOS INTERDITA RN-066 NA GRANDE NATAL

Alternativos de Parnamirim pararam tráfego na manhã desta terça (8).
Eles protestam contra condições da rodovia e falta de segurança.

Do G1
Alternativos fecharam rn-066 em Parnamirim, RN (Foto: Leonardo Melo/G1) 
 
Alternativos fecharam RN-066 em Parnamirim, RN (Foto: Leonardo Melo/G1)
Permissionários do transporte alternativo interbairros de Parnamirim, na Grande Natal, fecharam o tráfego na RN-066 na manhã desta terça-feira (8). De acordo com o presidente da Associação dos Transporte Interbairros de Parnamirim, Jorge Bandeira, os buracos e a falta de policiamento têm facilitado a ação de criminosos na região. "Está um terror. E o poder público não age para conter", diz.
Os manifestantes querem que uma autoridade compareça ao local para se comprometer em aumentar o efetivo policial na região. "Parnamirim já não é uma cidade tão segura. Nessa área aqui está insuportável. Os bandidos fecham a curva com toras de madeira, assaltam todo mundo que tenta passar", afirma. "Nós queremos a presença de uma autoridade que se comprometa a fazer um policiamento. Com os buracos, por mais que seja inaceitável, dá para conviver. Agora, com os bandidos não dá", declara.
Ainda de acordo com a associação, os motoristas passam pelo local com atenção para evitar a ação dos assaltantes. "Quando nosso pessoal vê essas barricadas está dando ré. Mas quem não sabe tenta passar e é vitima", aponta. A associação não informou um horário para o encerramento do ato.
Fonte:g1.globo.com

WILMA DIALOGA COM INTEGRANTES DA REDE SUSTENTABILIDADE NO RN

Vice-prefeita recebeu o coordenador da Rede no RN, o empresário de São Gonçalo Gladyer Godeiro e o integrante Pedro Neto (Ipanguaçu).

Gerlane Lima,
3408A presidente do PSB/RN, Wilma de Faria, recebeu mais um grupo do Rede Sustentabilidade no estado para discutir processo de união, assim como filiações que já começaram a acontecer desde o sábado (05), quando a ex-senadora Marina Silva se filiou ao PSB na impossibilidade de registrar sua legenda.
Wilma recebeu o coordenador da Rede no RN, o empresário de São Gonçalo Gladyer Godeiro e o integrante Pedro Neto (Ipanguaçu), ao lado do presidente do PSB em São Gonçalo, vereador Raimundo Mendes, e de seu assessor de imprensa José Soares Junior.
“Ficamos felizes com a decisão de Marina e esperamos contar com o PSB do RN nesta segunda fase de coleta de assinaturas. Marina teve 20% do eleitorado potiguar e será importante num palanque”, destacou Galdyer. Já Wilma ressaltou a identidade programática com a Rede Sustentabilidade no campo das ideias
“Essa união fortalece elo já existente. Esperamos continuar trabalhando para avançar na democracia plena que desejamos para diminuir as desigualdades.Há 10 anos partidos do campo popular e progressista desenvolvem relação de respeito e construção de um grande projeto para desenvolver o Brasil”, ressaltou a pessebista.
Fonte:nominuto.com

SANTA CRUZ TEM MAIS UM DIA VIOLENTO COM UMA MORTE E UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Mais um assassinato foi registrado próximo a Santa Cruz.
Segundo Sargento Renado, da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, um corpo foi encontrado alvejado por arma de fogo, na RN que liga Santa Cruz a cidade de Japi.
A polícia foi informada por populares agora pela manhã e policiais já estão no local no aguardo da chegada do ITEP. Ainda não há identificação da vítima e nem o que motivou o crime.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Na noite de ontem, por volta das 20h, o jovem conhecido por Pezão sofreu uma tentativa de homicídio.
Ele foi alvejado por disparos arma de fogo no Centro da cidade, próximo a locadora Game Boy, em seguida foi socorrido para o Hospital Regional Aluízio Bezerra e encaminhado para Natal em estado grave.
A polícia ainda não tem suspeitas de quem cometeu este crime.
Os casos serão investigados pela 9ª Delegacia de Polícia Civil.
Fonte:Blog do Édipo Natan

“GOVERNO ROSALBA VEM SENDO OMISSO COM A SEGURANÇA DO ESTADO”, DIZ ÁLVARO DIAS



aa
ex-deputado Álvaro Dias, durante o programaTribuna do Seridó dessa segunda-feira, 07, demonstrou sua preocupação com o aumento da criminalidade no Seridó. Para o ex-deputado, o governo Rosalba Ciarlini vem sendo omisso e não escolheu o tema segurança como prioridade.
“Falta o básico para nossos policiais desempenharem seu trabalho de rotina, vem faltando até mesmo combustível para os veículos. Quando deputado, conseguirmos viabilizar através de nosso mandato a instalação da Polícia Civil em Caicó e a vinda da Cavalaria. Nos dias atuais, vem faltando até a ração para os cavalos”, reconheceu Álvaro.
A falta de suporte ocasiona, segundo ele, um aumento da criminalidade em todo o estado. “E no Seridó não é diferente, onde durante toda a semana passada foram registrados disparos de armas de fogo na cidade de Caicó, além de diversos assaltos ocorridos na região”.
Fonte: Blog Cardoso Silva

SANTA CRUZ FOI CONTEMPLADA COM AÇÕES CULTURAIS DA SEMANA DA MÚSICA DA UFRN - EDIÇÃO 2013



 
Festival de música clássica e popular acontece de 4 a 12 de outubro na Escola de Música da UFRN, reunindo músicos e professores renomados do Brasil e exterior,  em Santa Cruz teremos apresentações de concertos musicais no Dia 09 de outubro no Teatro Candinha Bezerra-TCB.  No intuito de promover a música e o conhecimento de forma acessível, a Escola de Música da UFRN realiza de 4 a 12 de outubro a edição 2013 da Semana da Música, evento anual em formato de festival viabilizado com o patrocínio da Petrobras. A abertura aconteceu na  última terça-feira (dia 4), às 20h, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN, com apresentações dos grupos Percumpá/UFRN e Orquestra Potiguar de Clarinetes.   A entrada é franca para todas as atividades do festival. Nesta Quarta-feira, 09 de outubro a caravana da escola de Música da UFRN estará se apresentando no Teatro Candinha Bezerra, ás 9 horas da manhã com entrada franca para toda a população e classe artística do município com o show Duo Bossa. A referida apresentação tem o apoio da prefeitura de Santa Cruz , através da Secretaria Municipal de Cultura-SEMUC.
Fonte: Blog do André Fotos

BOMBEIROS TENTAM QUEIMAR ENXAME DE ABELHAS E ACABAM INCENDIANDO QUINTAL DE RESIDÊNCIA

 
 
Um incêndio no quintal de uma residência, mobilizou a unidade do Corpo de bombeiros de Mossoró na noite desta segunda-feira (7) para a Rua Mariazinha do Vale, na Ilha de Santa Luzia. De acordo com informações da proprietária da residência, os bombeiros foram acionados para combater um enxame de abelhas africanas em uma árvore no quintal da residência. Ainda segundo a proprietária, o fogo provocado pelos bombeiros para conter o enxame, saiu de controle e acabou se alastrando pelo quintal da casa, ocasionando um grande incêndio. Veículos de combate as chamas, do grupamento do Corpo de Bombeiros, foram mobilizados para o local. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
 
Nota do Blog: A versão sobre o incêndio foi confirmada pela proprietária da residência, e apesar do incidente, os Bombeiros realizam, apesar da falta de estrutura adequada, um belo trabalho em Mossoró. Por Ismael Souza
Fonte:patrulha do RN
via passando na hora 

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PARQUE ARISTÓFANES FERNANDES, NO RN

Em Parnamirim, espaço surgiu em 1949 como parque de vaquejadas.
Hoje, recebe a maior feira de exposições de animais do estado.

Jocaff Souza* Do G1 RN

Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (Foto: Divulgação/Anorc)Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (Foto: Divulgação/Anorc)
A maior exposição de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte, a Festa do Boi, chega a sua 51ª edição este ano. Criado em 1962, o evento é realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. O nome do parque é uma homenagem a ao ex-político potiguar nascido na cidade de Caraúbas, na região Oeste do estado, responsável por fundar a primeira fábrica de leite de maniçoba do estado. O parque é responsável por grandes movimentações agropecuárias no país, como a realização de leilões, desfiles e mostras de animais.

A história do parque começou no ano de 1949, quando surgiu em Parnamirim um parque de vaquejadas onde os trabalhadores rurais 'corriam' com os animais. Em 1953, o então governador Sílvio Pedroza implantou os primeiros galpões em alvenaria. Dois anos depois, a localidade passou a ser conhecida como Parque de Exposições, com a primeira mostra de animais e máquinas agrícolas sendo realizada em 1956.
Na década de 1950, na gestão do governador Dinarte Mariz, o espaço recebeu outras benfeitorias na estrutura. Em 1961, no governo de Aluízio Alves, o parque recebeu a primeira grande reforma, assumindo as dimensões atuais e a homenagem a Aristófanes Fernandes. Em 1985, durante a gestão do governador José Agripino, as exposições anuais passaram a ser chamadas de Festa do Boi.

Atualmente, o Parque de Exposições possui uma área de 27 hectares, com espaços construídos para exposições de bovinos, caprinos, ovinos, equinos, aves e demais criações. O local ainda conta com um laboratório de análises clínicas veterinárias, auditório para palestras e arquivos com registros dos rebanhos potiguares, além das sedes de várias associações de criadores filiadas à Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), como também o escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
*Com informações da Anorc
Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, palco da Festa do Boi (Foto: Divulgação/Anorc)Vista aérea do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, palco da Festa do Boi (Foto: Divulgação/Anorc)
 Fonte:g1.globo.com

RN TEM 97 DOS 167 MUNICÍPIOS COM ALTA INCIDÊNCIA DE DENGUE, DIZ SESAP

Dos 20.518 casos suspeitos da doença, 7.495 foram confirmados até agora.
Número de confirmações de dengue caíram 41,16% em relação a 2012.


Do G1 RN
Larvas do mosquito Aedes aegypti em Ribeirão Preto, SP (Foto: Reprodução EPTV) 
Larvas do mosquito Aedes aegypti, mosquito
transmissor da dengue (Foto: Reprodução EPTV)
O Rio Grande do Norte teve 97 de seus 167 municípios com alta incidência de dengue. Os dados referentes à doença foram divulgados nesta segunda-feira (7) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e são referentes ao período entre janeiro e 21 de setembro. A Sesap acrescenta que 25 cidades estão com média, 40 com baixa e 5 com incidência silenciosa. Os cinco municípios com mais notificações de casos suspeitos são Natal (3.225), Parnamirim (1.605), Santa Cruz (1.374), Pau dos Ferros (1.284) e Caicó (1.118).

A Sesap confirmou 7.495 casos em 2013. O número é 41,16% menor do que os 12.737 registrados no ano passado. Em relação às notificações, a secretaria recebeu o registro de 20.518 casos suspeitos de dengue. A queda neste quesito foi de 38,72%, em comparação a 2012, quando foram registradas 33.482 notificações da doença.

O Programa Estadual de Controle da Dengue, dentro de sua estratégia de prevenção e vigilância epidemiológica, reforça junto à população e gestores de saúde alguns cuidados básicos diante da doença: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas.

A técnica responsável pelo programa, Sílvia Dinara Alves, destaca a importância da continuidade dos cuidados mesmo no período de estiagem, quando as condições favoráveis à proliferação do mosquito tendem a amenizar.

Além disso, a técnica informa que vem promovendo reuniões bem como um trabalho de supervisão junto aos municípios e, a fim de bloquear a transmissão da dengue, o Programa já realizou neste ano operações de UBV (carro fumacê), em 34 municípios do RN, como Parnamirim, Santa Cruz e Pau dos Ferros, após a solicitação destes, em função da ocorrência de casos.
Fonte:g1.globo.com

ALUNA ASSASSINADA EM ESCOLA NO RN PROCUROU POLÍCIA NA SEMANA PASSADA

Andressa Fontes e sua mãe prestaram queixa contra suspeito do crime.Adolescente foi morta nesta segunda na cidade de José da Penha.

Felipe Gibson Do G1 RN
Andressa Caroline Fontes (Foto: Reprodução/Marcelino Neto) 
 
Andressa Caroline Fontes foi morta no banheiro
(Foto: Reprodução/Marcelino Neto)

Morta a tiros em uma escola na cidade de José da Penha, na região Oeste do Rio Grande do Norte, a adolescente Andressa Caroline Fontes, de 16 anos, e sua mãe procuraram a Polícia Civil na semana passada para prestar queixa contra José Marcos Alves, de 33 anos, suspeito de ter atirado na vítima. Ele cometeu suicídio em seguida. O crime aconteceu nesta segunda-feira (7) na Escola Municipal 4 de Outubro. A informação é do delegado Donny Êxodo Cavalcante, titular da Delegacia de Luís Gomes, que atende a cidade de José da Penha.

Foi o segundo boletim de ocorrência aberto contra José Marcos Alves em relação aos assédios à adolescente. Já havia um inquérito contra ele na delegacia pelo mesmo motivo, além de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) tramitando na Justiça desde setembro do ano passado. O delegado explica que a morte da menina se configura como crime passional. A Polícia Civil confirma também que a mãe de Andressa teve um relacionamento amoroso com o suspeito. Após o término da relação com a mulher, José Marcos passou a assediar a filha.

De acordo com o sargento Lima, da PM no município, o crime aconteceu por volta das 10h. O policial revelou que o suspeito entrou na escola e levou a adolescente até o banheiro. "Ele tinha acesso à escola porque prestava serviços à prefeitura e entregava materiais lá. O homem foi até a sala e chamou a menina. Ele matou ela a tiros com um revólver calibre 38 e se matou em seguida", disse o sargento. O PM acrescenta que o homem já teria namorado a mãe da adolescente, mas o relacionamento chegou ao fim. "Ela não queria ele. A família também não", explicou.

Luto oficial

A Prefeitura de José da Penha decretou luto oficial de três dias pela morte da adolescente. As aulas só serão retomadas na próxima semana na escola, segundo a Secretaria de Educação do município.

A secretária de Educação, Maria do Socorro Rocha, explica que após o luto professores serão atendidos por assistentes sociais e psicólogos nesta quinta-feira (10) na Escola 4 de Outubro. Na sexta-feira (11), será a vez de alunos e pais receberem o atendimento. "Nunca esperava que isso fosse acontecer. Era uma pessoa da nossa convivência, calma e tranquila. A atitude dele nos surpreendeu", afirma a secretária de Educação sobre José Marcos Alves, que prestava serviços para a prefeitura.

'Quando cheguei já estavam mortos'
"Uma pessoa falou que tinha um cara dentro do banheiro. Quando cheguei, os dois já estavam mortos". As palavras são de Francimário Costa, diretor da Escola Municipal 4 de Outubro. O diretor passou mal e precisou de atendimento médico. Francimário conversou com o G1 logo após prestar depoimento à polícia e disse desconhecer a suspeita de que o crime tenha motivação passional.
Em luto, Escola Municipal 4 de Outubro, em José da Penha, só terá aulas na próxima semana (Foto: Sara Cardoso/G1)Em luto, Escola Municipal 4 de Outubro, em José da Penha, só terá aulas na próxima semana
(Foto: Sara Cardoso/G1)
Segundo a polícia, o homem tentava namorar a adolescente há algum tempo. "Soube disso depois. Mas até acontecer a tragédia, a escola não estava sabendo desta situação", afirmou o diretor. Depois de entrar no banheiro e se deparar com os dois corpos, o diretor fechou a porta e mandou evacuar o colégio. A Escola Municipal 4 de Outubro tem pouco mais de 500 alunos matriculados no ensino fundamental. "Andressa era boa aluna, excelente na escola", acrescentou o diretor. A adolescente era aluna do 9º ano do ensino fundamental.

Violência nas escolas

Este é o quinto caso de violência envolvendo alunos da rede pública de ensino este ano no Rio Grande do Norte. No dia 20 de agosto, um aluno da Escola Estadual Professor Josino Macedo, na zona Norte Natal, foi alvejado com três disparos de arma de fogo quando chegava para a aula. Yuran Clisma da Costa dos Santos Antônio tem 14 anos e frequenta o 6º ano B do turno da manhã. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito, um homem sem camisa que fugiu de bicicleta, atirou várias vezes e fugiu.

No dia 16 de agosto, uma aluna de 15 anos sacou uma arma e ameaçou matar uma professora dentro da Escola Estadual Belém Câmara, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. Um guarda patrimonial agarrou a manina na hora em que ela faria o disparo. A arma disparou e a bala atingiu o pé da adolescente.
Na delegacia, a aluna disse que está arrependida do que fez. Chorando, a adolescente relatou com detalhes o que aconteceu, explicou como conseguiu a arma e, por último, revelou que tem vontade de pedir perdão à professora. “A vontade que eu tenho é de pedir, de joelhos, perdão a ela. Só que eu não sei se ela vai me perdoar. Ela não vai me perdoar pelo que eu fiz porque eu não pensei na família dela e não pensei na minha família” (veja o vídeo ao lado).
Josimar Souza morreu dentro da sala de aula (Foto: Marcelino Neto) 
 
Josimar Souza morreu dentro da sala de aula
(Foto: Marcelino Neto)
Em 21 de maio, na cidade de Porto do Mangue, a 235 quilômetros de Natal, um adolescente de 16 anos foi apreendido após matar a facadas o estudante Josimar Arruda de Souza, de 20 anos.
O crime aconteceu dentro da sala de aula da Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva. Segundo depoimento do menor à polícia, ele atacou o colega pelo fato de Josimar ter chamado a namorada do suspeito de “gostosa”. 
Ytaelson da Paz foi morto a tiros nesta quarta (12) em Macaíba (Foto: Arquivo da família) 
 
Ytaelson da Paz foi morto a tiros em Macaíba
(Foto: Arquivo da família)
No dia 12 de junho, outro crime chocou o estado. O estudante Ytaelson Costa da Paz, de 17 anos, foi morto a tiros na porta da Escola Estadual Auta de Souza, em Macaíba, cidade da Grande Natal. Um adolescente de 14 anos foi apreendido e admitiu a autoria do crime à polícia. O assassinato foi motivado por uma briga entre os dois adolescentes em uma festa no Natal do ano passado. Os dois estudavam na mesma sala.

O chefe de investigação da delegacia de Macaíba, Elialdo Moura, disse que o adolescente infrator esperou o rival sair da escola para cometer o crime. "Ele ficou do lado de fora. Assim que a vítima saiu, ele se aproximou, sacou o revólver e efetuou os disparos", falou.
Fonte:g1.globo.com