Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ESTUDANTES DE NATAL TÊM ATÉ SEGUNDA PARA SE INSCREVER NO PROJOVEM


Programa capacita jovens para o mercado de trabalho.
É necessário ter entre 18 e 29 anos e estar desempregado.

O período de inscrições para os interessados em participar do ProJovem Urbano em Natal termina na segunda-feira (31). O programa é destinado a pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever, mas não concluíram o Ensino Fundamental. Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, o objetivo é buscar diminuir o problema de qualificação da população ativa no Brasil, em 18 meses de programa.
No Rio Grande do Norte, 2.400 vagas estão abertas, divididas nas modalidades normal e prisional, em que o aluno receberá uma bolsa mensal de R$ 100. Na modalidade normal, o interessado deve procurar a direção de uma das 17 escolas credenciadas no programa, no seu município ou no município mais próximo, onde terá aulas no turno noturno. Já na modalidade prisional, os 100 escolhidos serão definidos a critério da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).
Antes que as aulas sejam iniciadas, os professores selecionados para participar da 1ª etapa do programa estão sendo capacitados pela Secretaria de Estado da Educação. Essa formação acontece até o próximo sábado (29), no Centro de Treinamento da Emater (Centern), em São José de Mipibu. Os professores foram escolhidos a partir da análise de seus currículos.
A previsão para o início das aulas é o dia 23 de outubro. Os alunos selecionados terão aulas de Português, Matemática, Inglês e Ciências Humanas (História e Geografia). Nova Cruz e Macau são as duas cidades polos do programa, que terão agregadas a elas 14 municípios.
Confira os municípios e as escolas em que o programa terá turmas abertas:
E.E Olímpio Procópio de Moura - Lajes
E.E. Prof. Gercina Bezerra – Pedra Preta
E.E Joana Honório da S. Moura - Angicos
E.E.  Marluce Lucas – João Câmara
E.E Cel. Miguel Teixeira – Jardim de Angicos
E.E. Maria Antônia - Pureza
E.E. Imaculada Conceição – Ceará-Mirim
E. E. Juscelino Kubistchek - Assu
E.E. Luiz Gonzaga Ensino de 1º grau - Pendências
E.E. Edmundo N. do Nascimento – Lagoa Salgada
E. E. Natália Fonseca – Bom Jesus
E.E. Joao Alves de Melo - Bom Jesus
E.E. Rosa Pignataro, E.E.Djalma Marinho – Nova Cruz
E. E. Prefeita Joanita Arruda Camara – Nova Cruz
E.E. José Bezerra Cavalcanti Santa Cruz
Fonte:Globo.com/G1-RN

INTERCAMBIO DE CENTROS DE IDOSOS REÚNE EM SANTA CRUZ REPRESENTANTES DE VÁRIOS MUNICÍPIOS

Nesta quinta-feira (27) foi realizado em Santa Cruz o Intercambio Municipal dos Centros de Idosos, parte integrante da programação da Semana Municipal da Pessoa Idosa. O evento, realizado pela Prefeitura de Santa Cruz através da Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu durante todo o dia no município centenas de idosos de vários municípios potiguares.

A programação iniciou com um café da manhã, seguido de uma visita ao Santuário de Santa Rita, onde foi celebrada uma missa. Logo após, os participantes assistiram a apresentações culturais no Clube João de Dula, onde foi servido um almoço animado por muito forró. Os idosos também foram assistidos com serviços de saúde, durante toda a programação.

O Intercambio teve a participação de grupos de idosos dos municípios de Caraúbas, Campo Redondo, Japi, Sitio Novo, São Bento do Trairi e Serra Caiada, além de Santa Cruz.

Iniciada na última segunda-feira (23), a Semana Municipal da Pessoa Idosa segue até a próxima sexta-feira (27), encerrando com uma confraternização no Clube Juvenal Pé-de-Copa, a partir das 7h30. 
Fonte:Blog do André Fotos

POLICIA IDENTIFICA OS TRÊS ACUSADOS PELA MORTE DO CREDIARISTA, DOIS JÁ FORAM PRESOS




 Agentes da Divisão de Policia do Oeste, “Divpoe” do Serviço Reservado da Policia Militar com o apoio da Base Integrada Cidadã, “Bic” prenderam no inicio da tarde de quinta feira 26 de Setembro de 2013, dois acusados de participar da morte do crediarista Hildere Ronny, na tarde de ontem em Mossoró. Os dois detidos, são irmãos e já confessaram participação no crime. O terceiro, que se encontra foragido seria o responsável pelos disparos que mataram o crediarista.
Anderson dos Santos Guilherme Lopes de 20 anos de idade e seu irmão de 16, foram detidos em uma residencia no bairro Santo Antonio, com parte do dinheiro levado do crediarista. Eles confessaram participação no crime e apontaram o terceiro envolvido, conhecido apenas como “Gener” natural de Pau dos Ferros que se encontra foragido. Quatro adolescentes que se encontravam na casa, em companhia dos acusados, foram levados para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos e encaminhados para a Delegacia de Homicídios, onde serão interrogados. De acordo com o Bacharel Renato Oliveira, titular da Divpoe, o trabalho de busca e captura dos acusados começou ainda na tarde de ontem, com os agentes do Serviço Reservado, com apoio dos militares de plantão na Base Integrada no Bairro Santo Antonio.
Anderson disse que foram assaltar o crediarista, ele estava armado e quando tentou reagir foi alvejado, na cabeça, com um disparo efetuado por “Gener”. Ele disse ainda que depois do primeiro disparo, correu e não viu mais nada. Os elementos levaram cerca e 700 Reais da vitima. Pouco mais de 300 foram recuperados com os irmãos.
A policia procura o terceiro envolvido e segundo o Tenente Muniz, da Base “Bic” a meta agora é encontrar “Gener” e a arma utilizada no crime.
 
FONTE:O CÂMERA
Fonte: Patrulhadorn.com

FORAGIDO DA JUSTIÇA VAI A FÓRUM DE CAICÓ ASSINAR PAPÉIS E É PRESO

aa
 
A PM foi acionada hoje pela manhã por volta das 08:30 hs via copom dando conta de que um homem por nome João Paulo encontrava-se no Fórum em Caicó assinando alguns papeis e possivelmente seria foragido. A polícia militar se deslocou até o local e abordou o suspeito onde foi confirmado a informação, o mesmo foi conduzido até o Presídio Pereirão onde cumprirá sua pena. O mesmo responde por duas tentativas de homicídio na cidade de Parelhas e alguns furtos. Jõao Paulo dos Santos, 26 anos residia atualmente em Parelhas.
Fonte:Blog Cardoso Silva

VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROÍBE VENDA DE 28 ALIMENTOS PARA CRIANÇAS

Lista dos produtos "proibidos" foi publicada no Diário Oficial da União e conta com 25 produtos.
 
Agencia Brasil,
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quinta-feira (26) a comercialização, distribuição e fabricação de 25 produtos alimentícios voltados ao público infantil produzidos pela Nutrifam Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, de São Paulo (SP). O motivo é a falta de registro dos produtos na Anvisa.

A lista com os nomes dos 25 produtos está no Diário Oficial da União. Entre eles estão sopas, sobremesas de frutas, caldo e canja da linha Nutrifam Baby, que é indicada pela empresa para crianças acima de 6 meses.

Há também produtos da linha Nutrifam Crescer indicada para a fase de transição alimentar, quando a criança passa dos alimentos pastosos paras os semissólidos. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre as proibições.
Fonte:nomimuto.com

DESCASO-MENOR DORMI DE MADRUGADA NA RUA EM AFONSO BEZERRA/RN

Foto: Klayton Ferreira

Após acordar reclamando do Frio que estava sentindo.

Na madrugada desta Quarta-feira 25 de Setembro de 2013, o Portal NotíciasRN recebeu uma denúncia que havia uma criança dormindo no chão em frente ao Banco do Brasil do município de Afonso Bezerra, a criança ainda estava em estado deplorável, descalçado e roupas sujas.
Acriança tem a inicial do seu nome de “E” e é rotineiramente encontrado na rua pedindo dinheiro e no estado que acima descrevemos. Após constatar a veracidade do fato, o Portal entrou em contato com a Polícia militar do Município que também foi até o local e comprovou o absurdo e a violação dos direitos dessa criança. O caso aconteceu por volta das 12h onde já não se encontrava quase mais ninguém na rua, perto da criança ainda estava um cachorro visivelmente com doenças e carrapatos.
A criança tem hoje 07 (sete) anos de idade e como mostra as fotos abaixo é também encontrado em estado de perigo em cima de muros altos, bebendo água em mangueiras na praça Cívica Nove de Junho.
A criança reside hoje no Bairro Nova Descoberta (Toco) na Rua Nova Descoberta, sua Mãe é conhecida por Giliane que já foi notificada pelo CREAS, CRAS, Conselho Tutelar anterior, Policia Militar e o próprio Portal NotíciasRN já fez uma denúncia no ano de 2012.
A polícia Militar do município Juntamente com portal NotíciasRN foram deixar a criança até sua residência e para mais espanto encontrou sua Genitora dormindo aparentemente despreocupada de seu filho de apenas 7 anos de idade no meio do rua altas horas de madrugada.
Estamos encaminhando vídeos e Fotos para o Conselho Tutelar que certamente tomará as medidas cabíveis.
O Artigo 70 do ECA. (Estatuto da Criança e do Adolescente) LEI FEDERAL Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Ainda diz que: “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”.
No Artigo 18 diz ainda que: É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Ou seja, várias direitos dessas criança foram ameaçados de maneira arbitrária, e isso só acontece por que não existe punição para essa Mãe que literalmente não está preocupada com inaceitável situação do seu filho.
Menor dormindo com o cachorro perto, veja que nas costas do cachorro tem chagas e por ser cachorro de rua certamente tem carrapatos, pulgas e doenças que podem ser transmitidas.
Hoje, 26/09/2013 menos de 24 horas após a polícia ter ido deixar o menor em casa, o mesmo ainda está com a mesma roupa, descalço andando na rua pedindo dinheiro, a foto foi registrada por volta das 11h, o mesmo ainda falou a nossa equipe que não tinha frequentado a escola.
Sentado no muro da Prefeitura, podendo cair e se machucar.  Fonte: Notíciasrn.com

SECRETÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS DIZ QUE ESTADO ESTÁ SEGURO JURIDICAMENTE NA OBRA DE OITICICA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos reuniu hoje (25), em Caicó, prefeitos, vereadores, promotores, clero e demais representantes da sociedade civil organizada para apresentar o projeto de construção da barragem de Oiticica. O evento ocorreu no campus do IFRN, localizado na saída para São José do Seridó, com a presença do procurador do estado Francisco Sales, que será responsável pelos processos de desapropriação e indenização, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo.

A obra de 556 milhões de metros cúbicos e bacia hidrográfica de 34 mil quilômetros quadrados será executada pelo consórcio EIT/ENCALSO, enquanto a KL Engenharia supervisão.    Além de proporcionar segurança hídrica à região, a barragem de Oiticica servirá como elemento da interligação de bacias e a recepção e acumulação da oferta hídrica oriunda da transposição do Rio São Francisco. “O objetivo dessa reunião é estreitar o diálogo com a comunidade. Uma obra dessa visibilidade vai demandar fiscalização em tempo real, por isso o governo se cercou de toda segurança jurídica necessária”, disse o titular da SEMARH. via blogxerife

Fonte:Blog Cardoso Silva

VEREADORES APROVAM BILHETAGEM ELETRÔNICA ÚNICA PARA ÔNIBUS E ALTERNATIVOS


Sessão-VotOs vereadores da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovaram ontem (25), com votação em regime de urgência, o Projeto que unifica o sistema de bilhetagem da capital potiguar. A matéria foi aceita aliada a uma modificação da Lei Orgânica do Município, cujo sistema passa a ser controlado pela Prefeitura.
A matéria foi aprovada por unanimidade. “Esta casa mais uma vez cumpre o seu papel, dando celeridade a uma matéria em benefício do povo de Natal. Nos debruçamos sobre o tema, debatemos este projeto, nos comprometemos em ajudar esses trabalhadores e hoje comemoramos a aprovação do projeto”, ressaltou o presidente da CMN, o vereador Albert Dickson (PP). 
“Os trabalhadores, que estiveram pressionando e acompanhando todo o processo, que ocuparam a prefeitura, foram eles que conseguiram a aprovação dessa bilhetagem eletrônica, um momento histórico para Natal”, destacou a vereadora Amanda Gurgel (PSTU).
Fonte: nominuto.com

ROBERTO FERNANDES É ABSOLVIDO NO STJD E PODERÁ TREINAR O ABC NO SÁBADO COMENTE



O técnico Roberto Fernandes foi liberado para treinar o ABC no próximo final de semana 

Roberto Fernandes poderá comandar normalmente o ABC no confronto deste sábado, às 21h, contra o Boa Esporte, no Frasqueirão, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O técnico foi absolvido no julgamento realizado na noite de terça-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A decisão foi unânime e o comandante tinha sido acusado de atrapalhar o andamento da partida entre ABC e Figueirense, no Frasqueirão.

A boa notícia também ficou por conta da chegada de três jogadores. Além do lateral direito Toty e do meia Júnior Timbó, a diretoria também acertou com o atacante Maurinho. Ele estava no Metropolitano-SC e tem 23 anos.

Os jogadores devem ser apresentados nesta quarta-feira e deverão ficar à disposição de Roberto Fernandes para o confronto do final de semana. Os cartolas ainda trabalham para fechar com outros atletas até o fechamento da janela de contratações, que encerra dia 1º de outubro.

Dois nomes vêm sendo especulados para vestirem a camisa do ABC: o atacante Maikon Leite, que pertence ao Palmeiras, e o meia Diogo Oliveira. O último tem 31 anos e ajudou no acesso do Juventude para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Fonte:UOL.com

SENAC REABRE PROCESSO SELETIVO PARA 513 VAGAS GRATUITAS NO RN



Vagas são para Assu, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim.
Serão ofertados 16 cursos nesta etapa do programa. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (Senac/RN) reabre nesta quinta-feira (26) o processo seletivo para os cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG) com início em outubro. Ao todo, são oferecidas 513 bolsas de estudos, distribuídas nos municípios de Assu, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim.

As inscrições seguem até o dia 2 de outubro pode ser feitas exclusivamente através do site www.rn.senac.br/psg. Operador de Computador, Massagista e Auxiliar Administrativo são alguns dos 16 cursos disponibilizados pela instituição nesta etapa do programa.

A seleção para as vagas de outubro havia sido temporariamente cancelada em virtude de uma falha identificada no sistema de inscrições. O problema já foi corrigido, segundo o Senac.

Seleção

Para participar do processo, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atenda aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada.

A seleção dos candidatos ocorre de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os processos seletivos para cursos inseridos no programa são lançados mensalmente. Dessa forma, os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

O PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Até dezembro, a expectativa do Senac é atingir o total de 7.100 matrículas por meio do Programa.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e pelo site www.rn.senac.br.
 
Cursos Disponíveis

Assu: Manicure/Pedicure.
 
Caicó: Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Computador e Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho.
 
Macaíba: Auxiliar Administrativo, Massagista, Gestão do Salão de Beleza e
Promotor de vendas.

 
Mossoró: Auxiliar de Pessoal, Garçom e Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho.

Natal: Almoxarife, Balconista de Farmácia, Garçom, Operador de Computador, Programador de Sistemas, Técnico em Secretariado e Web Designer.
 
Parnamirim: Auxiliar Administrativo, Promotor de Vendas e Vendedor.
Fonte:Globo.com/RN