Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

ADOLESCENTE É BALEADO NO BOM PASTOR EM MOSSORÓ

No inicio da tarde de hoje (01) de outubro de 2013 um adolescente foi alvejado com três disparos de arma de fogo no bairro Bom Pastor em Mossoró. A tentativa de homicídio aconteceu por volta de 13 horas e 30 minutos, próximo ao deposito do sal Cavalinho. De acordo com as primeiras informações, dois indivíduos em uma motocicleta, se aproximaram de um grupo de adolescentes e disseram " Corram que la vai bala." O menor foi socorrido por populares com três ferimentos por disparos de arma de fogo para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
Fonte:Passando na Hora

ACIDENTE NA RN-066 EM PARNAMIRIM RESULTA EM VÍTIMA FATAL

Na manhã desta terça-feira (01/10), um acidente automobilístico na RN-066 em Parnamirim, deixou uma pessoa ferida e uma vítima fatal. A vítima que veio a óbito estava na garupa da motocicleta e ainda não foi identificada oficialmente.

De acordo com as informações, o acidente ocorreu por volta das 6h35, o condutor da motocicleta bateu na traseira de um automóvel tipo Volkswagen Fox, que seguia na mesma mão que ele, no sentido Coophab para a BR-101. Após a colisão, a motocicleta foi arremessada contra um carro Fiat Pálio que seguia no sentido contrário. O condutor da moto teve fratura exposta e foi encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel.

O motorista de um dos veículos teve ferimentos leves.

De acordo com a Companhia de Polícia, o condutor da moto é presidiário com a condicional, inclusive, um dos ocupantes da motocicleta portava uma faca na cintura.

A Companhia de Trânsito alega que buracos na pista podem ter ocasionado no acidente.

Fonte:Samuel Williams  - Redação do Portal SOS Notícias do RN
Com informações e fotos: G1 RN

DILMA ROUSSEFF CUMPRE SUA VISITA AMANHÃ NO RN

Presidente participará de inauguração do IFRN em Ceará-Mirim a partir das 11h desta quarta-feira (2).



Marília Rocha,
Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff (PT) cumprirá agenda administrativa em Ceará-mirim, região metropolitana de Natal nesta quarta-feira, a partir das 11h. Ao lado do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e de líderes da política potiguar, a presidente fará a inauguração de mais três unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) em São Paulo do Potengi, em Ceará-mirim e em Canguaretama.
A confirmação da agenda foi feita pela deputada federal Fátima Bezerra (PT) que comemora a expansão das unidades de ensino no Rio Grande do Norte. "É motivo de muita alegria a vinda de Dilma ao Rio Grande do Norte. É mais investimento para a educação", comentou em uma rede social.
Dilma também fará entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a cerca de 3.500 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. 
Fonte:nominuto.com

RN EM DESTAQUE: 'AGRESSÃO E TRUCULÊNCIA', DIZ JORNALISTA PRESA EM ...

RN EM DESTAQUE: 'AGRESSÃO E TRUCULÊNCIA', DIZ JORNALISTA PRESA EM ...: Catarina Santos conta que ainda não sabe o motivo de sua prisão. Confusão aconteceu do lado de fora da Casa Legislativa nesta terça (1º). ...

'AGRESSÃO E TRUCULÊNCIA', DIZ JORNALISTA PRESA EM PROTESTO NA CÂMARA DE NATAL

"Até agora não me foi dito porque fui presa", questiona jornalista Catarina Santos (Foto: Arquivo Pessoal)Catarina Santos conta que ainda não sabe o motivo de sua prisão.
Confusão aconteceu do lado de fora da Casa Legislativa nesta terça (1º).

 "Agressão e truculência da Guarda Municipal e da Polícia Militar". Assim a jornalista Catarina Santos resumiu as circustâncias nas quais foi presa durante o protesto que acontece nesta terça-feira (1) na Câmara Municipal de Natal. A confusão terminou com três detidos, pessoas feridas e um carro da PM danificado. A manifestação na CMN pede a aprovação do projeto de lei que institui o passe livre para estudantes no transporte público da capital potiguar.

Levada para a delegacia de Plantão da zona Sul, Catarina Santos relata que teve o queixo empurrado por um guarda legislativo quando pedia para entrar na Câmara Municipal. "Pedi acesso como imprensa e me foi dito que não, enquanto outras pessoas entraram. Manifestantes do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e do Movimento Passe Livre, entre outros, também tiveram a entrada negada", contou.

O empurrão dado pelo guarda provocou a reação de manifestantes. A Polícia Militar interviu e a confusão se formou. "A polícia atirou com balas de borracha, usou spray de pimenta e bateu com cassetetes porque os manifestantes pediam a identificação dos policiais", reforçou Catarina.

A jornalista afirmou ainda que, no momento em que foi presa, pedia a identificação de um policial militar quando foi levada por cinco PMs até a guarnição. "Até agora não me foi dito porque fui presa", acrescentou.
Catarina se encontra na Delegacia de Plantão da zona Sul, onde aguarda para prestar depoimento sobre o ocorrido.
Fonte:g1.globo.com

BANDIDOS FORTEMENTES ARMADOS ARROMBAM CAIXA ELETRÔNICO DO BANCO DO BRASIL EM TANGARÁ

Bandidos fortemente armados, arrombaram um caixa eletrônico de um posto de atendimento do Banco do Brasil na cidade de Tangará,por volta dás 03:30 horas da madrugada desta Terça-feira (01), ainda não se sabem se levaram alguma quantia em dinheiro.  Segundo populares , Veículos que trafegavam pela BR-226 na hora do ocorrido eram obrigados a parar e dar as chaves dos veículos aos bandidos , o motorista da ambulância do Hospital de Tangará foi parado pelos bandidos próximo a praça dos Táxis e também teve suas chaves levadas, a ação durou menos de 10 minutos, em fuga os bandidos atiraram várias vezes a esmo , que foi ouvido os tiros em quase toda cidade.Felizmente não houve feridos nesta ocorrência, até o fechamento desta matéria a polícia Militar de Tangará se encontrava no local apurando os fatos.  Mais informações a qualquer momento.
FONTE:http://blogtangaraense.com.br/

POEMAS DE SAUDADE

AUSÊNCIA
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.
 
Fonte:http://www.uol.com.br/pensado uol

DILMA VEM AO RN AMANHÃ INAUGURAR IFRNS

A presidenta Dilma Rousseff (PT) visitará o Rio Grande do Norte pela segunda vez em 2013. Ela chegará amanhã para a inauguração de três campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), localizados nos municípios de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama.

Dilma Rousseff também entregará os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A solenidade está prevista para às 11h da manhã, no Campus Ceará-Mirim do IFRN. As novas estruturas fazem parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e terão capacidade para atender 1.200 estudantes cada. Em junho, a presidenta visitou o RN e anunciou na ocasião investimentos do Governo Federal para o Estado de mais de R$ 1,7 bilhão. Os valores, segundo ela, seriam destinados a um conjunto de ações para combater os efeitos da seca, fomentar o turismo e melhorar a infraestrutura no Estado. Apesar de não apresentar um detalhamento sobre o investimento em cada projeto, a presidenta garantiu, durante cerimônia na Escola de Governo Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, que a União tem total disponibilidade para repassar os recursos.

Fonte:Blog do Édipo Natan

IFRN SANTA CRUZ REALIZA I LUAU DAS FLORES

ifrn_luaufloresAcontece nesta quarta-feira (02) o I Luau das Flores, evento organizado pela turma de Refrigeração 3N e sob a coordenação da Professora Candice Nogueira. O evento terá início às 19h30 e será realizado no jardim ao lado da cantina do câmpus e é aberto à participação de todos, tanto alunos quanto da comunidade.
O evento terá atrações musicais e poemas recitados pelos alunos.
Os participantes também estão convidados a levarem brinquedos para doação, que serão entregue às crianças de comunidades carentes na cidade.
Fonte:Blog do Édipo Natan

AUXILIADORA DE NATAL É DESTAQUE NACIONAL NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS

A escola teve alunos medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de 2013 de Matemática, Robótica, Astronomia e Astronauta, e Física.

com informações da Assessoria,
Auxliadora_09O Instituto Maria Auxiliadora, uma das escolas mais tradicionais do Nordeste, se torna, definitivamente, orgulho da cidade de Natal, porque não dizer, orgulho do Nordeste. Os alunos da escola apresentaram excelentes resultados na disputa das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, Robótica, Astronomia e Astronauta, e Física.

A escola teve alunos medalhistas nas seguintes Olimpíadas Brasileiras de 2013: Matemática, Robótica, Astronomia e Astronauta, e Física. A equipe de matemática está na expectativa pelos resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática OBM, na 2ª Fase, que aconteceu no Instituto Maria Auxiliadora no dia 21 de setembro, cujos participantes foram os alunos: Irina Gomes do 7º ano, Gabriel Hujjat  do 6º ano e Talita Gamero  do 6º ano, sob a orientação da Kacia Patricia, Professora de Matemática do Ensino Fundamental.

No resultado da OBR – Oimpíada Brasileira de Robótica, o Auxiliadora foi contemplada com o prêmio de melhor escola privada na Olimpíada Brasileira de Robótica em 2013. Para chegar ao resultado, o IMA contou com a participação dos alunos Artur Revoredo Pinto do 7°ano, Laíra Maria Gama de Farias do 7°ano, Jósimo Moura Marinho Junior do 9° ano e Pedro Gabriel Rocha Tavares do 6° ano, sob a orientação e incentivo do professor Alexandre Amaral durante as Oficinas de Robótica na escola.

Maior destaque foi na Olimpíada de Astronomia e Astronauta - XVI OBA – 2013, nesta disputa o Auxiliadora ganhou 14 Medalhas: duas de ouro, duas pratas e dez Bronzes. O incentivo dado para as orientações dos estudos, por Marlene Martins, coordenadora pedagógica e Gilda Cardoso, professora de física, fizeram a diferença no desempenho dos alunos. São eles: medalhas de ouro: Gabriel Hujjat Guia Cirino e Azevedo, Bruno Moraes Barreto, medalhas de prata: Rogério Ferreira de Medeiros Filho, Ana Beatriz Araujo Damas Ferreira, medalhas de bronze: Allanis Lopez Tavares Viegas, Andre Leandro Queiroz Araujo, Antonio Carlos Zandonai Ignacio, Jhonattan Luiz Rodrigues Teixeira, Lais Naara de Sousa Gomes, Leonardo Oliveira Fernandes da Mota, Milena Maria Silva dos Santos, Nathalie Heine Maia Teixeira de Deus Souza, Thobias Gosson de Macêdo, e Vinicius da Costa Meira e Silva.

Outro destaque da escola foi na Olimpíada Brasileira de Física – OBF – 2013, na qual dos 18 alunos que foram classificados para a fase final em nível nacional em todo do estado do Rio Grande do Norte, dois dos alunos são do 9º ano do Auxiliadora de Natal. São eles: Lucas José de Mello Lopes e Thobias Gosson de Macêdo.
Fonte:nominuto.com

PREFEITURA TEM 5 ANOS PARA RETIRADA DEFINITIVA DE CARROÇAS DAS RUAS

Objetivo é procurar solucionar a situação do tráfego de veículos de tração animal nas vias públicas da capital potiguar.

Gerlane Lima,
O juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, homologou um acordo firmado entre o Ministério Público Estadual e o Município de Natal, que tem como objetivo procurar solucionar a situação do tráfego de veículos de tração animal nas vias públicas da capital potiguar. Dentre as medidas pactuadas está a retirada definitiva de circulação das vias urbanas de Natal, no prazo de cinco anos - contados a partir da data da sentença de 27 de setembro - de todos os veículos de tração animal, especialmente as carroças tracionadas por equinos, asininos e muares.

No dia 1º de agosto deste ano, o MP-RN e o Município de Natal firmaram Termo de Compromisso pelo qual o Município assumiu formalmente uma série de obrigações para disciplinar o tráfego de carroças nas ruas de Natal, entre as quais se destaca a retirada definitiva.

O Município deve encaminhar, no prazo de 180 dias, à Câmara Municipal, projeto de lei regulamentando a atividade dos carroceiros e prevendo a redução gradativa do número de veículos durante o período de transição até a proibição definitiva do trânsito dos animais pelas vias do Município, conforme previsto na cláusula primeira, revogando expressamente a Lei nº 5862, de 22 de abril de 2008.

No prazo de um ano, a Prefeitura deve realizar o cadastro dos carroceiros que estiverem em atividade dentro dos limites do Município de Natal, a fim de fundamentar a autorização para circular nas vias públicas, procedendo à apreensão, após o decurso deste prazo, das carroças movidas à tração animal que não estiverem autorizadas ou estejam circulando em vias proibidas, bem como dos animais que a conduzem.
Outro termo do acordo é o de o Município estruturar um local para onde serão destinados os animais apreendidos nas situações descritas no termo de compromisso. Tal local deverá possuir as condições estruturais e sanitárias adequadas e deverá dispor de, no mínimo, um médico veterinário para prestar assistência aos animais nele abrigados.

A Prefeitura deve definir, dentro de 60 dias, as vias nas quais será proibido o trânsito das carroças movidas por animais ungulados durante o período de transição até a proibição definitiva, dando ampla publicidade ao decreto que fará esta definição, a fim de que a população possa ajudar a implementá-lo, bem como realizando campanhas educativas especialmente para educar a população a respeitar essa proibição.

Homologação
O magistrado Luiz Alberto Dantas Filho entendeu “razoável e compatível com a realidade dos fatos o ajuste estabelecido entre a Administração do Município de Natal e o Ministério Público autor da ação, com o objetivo de procurar resolver de forma sensata esse embaraço envolvendo a presença de carroças de tração animal nas vias públicas da capital do Estado, causando os mais variados tipos de transtornos em relação ao trânsito, à limpeza pública, ao meio ambiente, ao tratamento desumano dos animais usados para mover as carroças, entre outros aspectos”.

Por outro lado, o juiz pontuou que “sem esconder a realidade fática de que muitas pessoas e famílias sobrevivem desse meio de vida que o poder público deixou que acontecesse no transcorrer dos tempos, por omissão ou negligência, situação essa que não se pode deixar de reconhecer por sua evidência manifestada à vista de todos, que além do fato ser publico e notório, se encontra materialmente demonstrado nos autos pela prova fotográfica juntada à petição inicial”.

De acordo com o juiz, nas fotos se vê as carroças puxadas por animais recolhendo e despejando lixo e diversos materiais em espaços das vias públicas, com carregamentos excessivos para as forças dos animais, que muitas vezes fraquejam não suportando as cargas, causando indignação e repulsa aos transeuntes que presenciam tais cenas.
Fonte:nominuto.com

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NAS REDONDEZAS DA BR-405 EM APODI


Na noite deste domingo (29), a Polícia Militar de Apodi registrou mais um homicídio na cidade, esta é a segunda morte violenta em menos de cinco dias.

A vítima de nome Francisco da Chagas Bezerra Júnior de 25 anos, mais conhecido como "Charles Cigano", foi alvejado por vários disparos enquanto estava sentado na calçada de sua residência, localizada ás margens da BR - 405, próximo a Lanchonete O Kanecão.




Segundo informações de populares, dois elementos se aproximaram da vítima em uma motocicleta e abriram fogo contra o mesmo. Após realizar quatro disparos, fugiram com destino ignorado.




Uma ambulância da cidade de Dr. Severiano que vinha de Mossoró no momento da ocorrência, socorreu a vítima ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, mas o jovem já chegou à unidade hospitalar sem vida.

Familiares relataram ao Portal SOS Notícias do RN que a vítima tinha envolvimento com drogas, e que isso pode ter sido o motivo da morte do rapaz.

A Polícia Militar ainda realizou diligências pelo local mas, ninguém foi preso.


Fonte:Josemário Alves/Samuel Williams - Redação SOS Notícias do RN


BASE DO SAMU EM PARELHAS SERÁ INAUGURADA NESTA TERÇA-FEIRA (01)

ss
Será realizada na manhã desta terça-feira, dia 1º, a partir das 11h a inauguração da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parelhas.
A base do SAMU no município, atenderá além da população parelhense, a população dos municípios de Santana do Seridó, Equador e Carnaúba dos Dantas.

O SAMU funcionará em parte do prédio da CAPESA, localizado à Rua Padre Bento, no centro de Parelhas. O local foi reformado recentemente pela Prefeitura de Parelhas, para atender as exigências estruturais do SAMU.

A solenidade de inauguração contará com a presença da governadora do estado, Rosalba Ciarline, do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Leite Fonseca e da coordenadora geral do Samu/RN, Cecília Picinin, além dos gestores e secretários de saúde das cidades a serem atendidas pelo serviço.
SAMU no RN

O Samu atende a 29 municípios do Rio Grande do Norte, com 24 Unidades de Suporte Básico e seis Unidades de Suporte Avançado, além da Unidade de Suporte Avançado Neonatal, motolâncias e viaturas de intervenção rápida.
por Cássia Gomes para a Tv Seridó
Fonte:Blog Cardoso Silva

HOMEM MORRE E OUTRO TEM FRATURAS EXPOSTAS EM ACIDENTE NA RN-066

Colisão aconteceu na manhã desta terça-feira (1), em Parnamirim.
Dois carros e uma motocicleta se envolveram na batida. 

Acidente aconteceu na RN-066; condutor da motocicleta morreu na hora (Foto: Matheus Magalhães/G1)  

Acidente aconteceu na RN-066; condutor da motocicleta morreu na hora (Foto: Matheus Magalhães/G1)

Um homem, ainda não identificado oficialmente, morreu após um acidente envolvendo dois carros e uma moto na manhã desta terça-feira (1) na RN-066 em Parnamrim, na Grande Natal. De acordo com a Companhia de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o acidente aconteceu por volta das 6h35. A vítima estava na garupa da moto. O piloto  teve fratura exposta e foi socorrido para o hospital. Omotorista de um dos veículos teve ferimentos leves.

Segundo testemunhas e a polícia, a motocileta bateu na traseira de um veículo do tipo Fox, que seguia no mesma mão que ela - sentido da Coophab para a BR-101. Após a colisão, a moto foi arremessada contra um carro Pálio que seguia no sentido contrário.

A vítima que estava na garupa morreu no local. O piloto da moto foi socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel com uma fratura exposta. Segundo a Companhia de Polícia, ele é presidiário beneficiado com a condicional. Além disso, um dos ocupantes da moto portaria uma faca na cintura.

A Companhia de Trânsito apontou que os buracos da pista podem ter causado o acidente. "A rodovia tem muitos buracos e o fluxo já é intenso. Os carros têm que desviar os buracos sempre", colocou o sargento Hipólito.
O tráfego ficou interrompido por vários minutos no local e só foi liberado após a intervenção da polícia.
Fonte:g1.globo.com