Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SECRETÁRIO DE SAÚDE ANUNCIA CONVOCAÇÕES PARA HOSPITAIS ATÉ DEZEMBRO

Luiz Alberto Fonseca falou sobre necessidade de carreira médica no SUS.

Marília Rocha,
Gerlane Lima/Nominuto.com
Nos últimos dois meses, a Secretaria Estadual de Saúde convocou mais de 200 profissionais de saúde para equacionar os desafios na gestão da saúde estadual. Para detalhar as ações da saúde, o secretário Luiz Alberto Fonseca participou de entrevista no RN Acontece, da Band nesta quarta-feira (2) com o jornalista Diógenes Dantas.

"Hoje temos mais 15 mil servidores do estado na saúde e muitos estão em processo de municipalização, ou seja, são profissionais que trabalham na rede municipal, mas são pagos pelo Governo do Estado. O número de profissionais é deficitário e os profissionais estão envelhecendo e se aposentando e não temos profissionais para "repor" esse quadro", comenta.

O Rio Grande do Norte possui atualmente 26 hospitais, em números proporcionais mais unidades do que estados como Minas Gerais e Pernambuco. O secretário defendeu a questão da carreira médica como solução para os desafios da gestão pública de saúde.
"O concurso público não é mais atrativo para os médicos, principalmente para a carreira médica. A contratação que deveria ser complementar na última década é colocada hoje como uma realidade nacional", justifica o secretário.

De acordo com o secretário, a carreira do profissional médico do SUS tem um custo 4 vezes menor do que a contratação feita pelas cooperativas.
Durante a entrevista, o secretário comentou ainda as novas contratações que serão feitas nos próximos meses. "Serão convocados 37 novos servidores em Currais Novos em outubro; em novembro contrataremos profissionais para os hospitais Tarcísio Maia em Mossoró e o hospital de Assú e em dezembro, convocaremos profissionais para hospitais da região metropolitana", garante.
 
A assistência psiquiátrica no Rio Grande do Norte, principalmente no hospital João Machado em Natal, também foi comentada pelo secretário. "Faremos um choque de gestão e abriremos o hospital para outros atendimentos e criaremos uma ala específica para a psiquiatria, garantindo recursos federais para o Estado", disse.
Fontenominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário